Shopee, Areia Branca e ocupação máxima: o 2024 da TX Negócios

Em entrevista, o CEO da empresa, Sandro Viturini, fala também sobre as expectativas para 2025, um ano de retomada do cenário econômico nacional 

Um ano de retomada, depois de um período que terminou no zero a zero quando o assunto são investimentos e crescimentos. A chegada de 2025 representa a renovação de otimismo e, consequentemente, no setor de logística em nível estadual e nacional. A previsão é do CEO da TX Negócios, Sandro Viturini, que projeta ainda mais avanços para a empresa.

Areia Branca 3d

Veja esses e outros pontos nesta entrevista, com um balanço de 2024 e a estimativa para 2025.

Um ano que conseguiu atenuar perdas

“O ano de 2024 iniciou sem perspectivas de avanço em novas construções logísticas. Parecia, por ser ano político, apenas para se passar e começar vida nova em 2025. Mas, agora, no final de 2024, com a política mais visivelmente definida e os interesses dos clientes externos sendo retomados, foram aprovadas novas construções. Iniciaram-se projetos, e tudo que estava disponível foi locado.

Não houve crescimento no sentido amplo, mas o ano surpreendeu pelo fato de o crescimento ser quase negativo e já prenunciar um disparo de desenvolvimento para 2025. A perspectiva é otimista em relação à ascensão de crescimento.”

ES ganha com diversificação de atividades

“No Espírito Santo, houve bastante diversificação de atividades; 2024 consolidou-se no ramo offshore, nas importações de veículos e equipamentos da linha amarela. Tanto que os pátios de estocagem estão lotados. Diversos pátios foram abertos para veículos da linha amarela, contêineres e equipamentos para construção civil.

Houve notícias de concretizações importantes em Aracruz, como o Porto da Imetame. Também houve algumas consolidações. Algo muito importante que eu notei foi que o governo do Estado parece ter escutado aquelas demandas sobre aproveitar os próximos 10 anos para investir em infraestrutura, antes do fim dos benefícios fiscais.

O governo está investindo bastante em infraestrutura, com novas rodovias e aplicações do dinheiro de Brumadinho (MG, originários de compensações pelo desastre ambiental); e também em ferrovia e expansão de portos. Houve aumento da área logística do Espírito Santo, incluindo Aracruz, Fundão, Sooretama, Ibiraçu e João Neiva. O Parklog, lançado em 2024 pelo governo do Estado, também vai impulsionar os municípios daquela região, com parques logísticos.

Enfim, ocorreu um bom desenvolvimento em termos de projetos e prospecções de novas infraestruturas que facilitam a logística e movimentam a economia do Estado.”

Armazéns e condomínios

“Era um ano para se passar, com a expectativa que sobrassem armazéns. Mas não sobraram. A TX locou praticamente 70% da Apex, os condomínios da Serra, Ducloro e o Vivarela. No Vivarela, estamos concluindo uma negociação. Trouxemos outro cliente grande para Vila Velha, que é a Shopee, que já está no município, mas vai se mudar para um armazém maior.

Também concretizamos algumas operações de ativos imobiliários, vendidos para fundos de investimento.

Areia Branca

Sobre Areia Branca, estamos com 70% da terraplanagem concluída e iniciando as fundações para a construção da primeira nave. A operação deve começar em 2025, possivelmente no último trimestre.

A Prefeitura de Cariacica, com o governo do Estado, está investindo no Polo Logístico do Cajueiro. Fizeram 6 km de asfalto, e já liberaram a verba e licitaram a obra. A ordem de serviço foi dada. A ideia é que não só Areia Branca, mas também toda a região seja valorizada e bem movimentada.”

O que esperar de 2025

2025 será o terceiro ano do governo, já passou aquele momento de ajustes do primeiro e segundo anos. Acredito que a partir de 2025 e 2026 será o momento de o Brasil decolar de novo financeiramente. Muitas obras estão sendo anunciadas e diversas empresas estão vindo para o Espírito Santo. Empresas já consolidadas, como Suzano, Brametal, Portocel e Jurong, estão anunciando crescimento.

E o Porto Central anunciou o início da Fase 1 das obras, em Presidente Kennedy, Sul do Estado. Cada setor está indicando crescimento, inovação ou novos investimentos. Os próximos dois anos devem ser de recuperação.

Negócios TX

Na TX, fizemos bons investimentos em 2024. Já estamos fechando contratos para começar 2025, e acelerando. Também nos alinhamos ao projeto do governo para incentivar o setor logístico no Norte do Estado, envolvendo regiões como Linhares, Aracruz e Fundão.

Cenário estadual

Quanto aos investimentos em geral, o Estado inteiro está preparado para reinvestir. Empresas de São Mateus, Linhares, Serra e Aracruz já anunciaram novas fases de expansão. Tivemos também o anúncio de novos depósitos de veículos em Viana.

O Espírito Santo está crescendo continuamente. Não tem como dar errado, só precisamos de continuidade na infraestrutura.

Em nível nacional, o setor logístico ainda está em compasso de espera pelo que virá em 2025. Acredito que o Espírito Santo lidou melhor com esse tempo de aguardo do que outros estados. Somos um Estado pequeno e mais precavido. Enquanto estados do Nordeste dependem muito de investimentos públicos, e estados como São Paulo e Rio de Janeiro servem como termômetros econômicos, o Espírito Santo soube tirar o pé na hora certa e agora está mais bem posicionado para o futuro.

Os fundos de investimento continuam apostando no Estado, buscando empresas e ativos locais, o que será um grande impulso para a economia capixaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *