Armazéns AAA, facilities e intermediação de novos negócios são focos da TX em 2023
2022 foi um ano de grandes conquistas para o setor logístico no Espírito Santo. Com a virada de chave para 2023, as perspectivas são ainda mais positivas.
Serviços de locação de equipamentos sustentáveis e novos armazéns padrão AAA, com estruturas alinhadas às normas de sustentabilidade exigidas por grandes players, prometem turbinar o mercado logístico capixaba, fornecendo estrutura de primeiro mundo para demandas crescentes de armazenagem e distribuição.
Em 2022, mais de um terço dos 270 mil m² locados no Espírito Santo contou com a intermediação da TX Negócios. A empresa também esteve à frente do desenvolvimento de projetos e empreendimentos correspondentes a uma área de mais de 1,5 milhão de m2.
Além disso, quase 100 mil m2 de obras de armazéns foram administradas pela TX, que avançou, ainda, no aluguel de facilities adequadas às exigências das principais certificações internacionais, com renovação da frota e disponibilização de empilhadeiras elétricas, plataformas elevatórias e geradores elétricos modernos e sustentáveis.
Para 2023, a intermediação de armazéns de alto padrão, o fornecimento de facilities, a administração de obras de galpões e o atendimento operacional dos espaços locados seguem no foco da TX. Confira alguns destaques:
Galpões BTS/Bralog e Arezzo
O ano de 2023 começa com o lançamento de um condomínio logístico de alto padrão, formado pelo consórcio BTS/Bralog e instalado em Cariacica, na Grande Vitória, com armazéns Triple A. No total, o condomínio ultrapassa os 200 mil m² de área.
Os dois primeiros galpões disponíveis somarão 120 mil m². Parte da área já tem destino certo. O Galpão 1 conta com dois módulos de 10 mil m² e um de 14 mil m², que acabam de ser locados. O Galpão 2, que chegará a 85 mil m², é da Arezzo&CO.
A marca iniciou recentemente a execução do plano de expansão de seu Centro de Distribuição (CD) no Espírito Santo e já ocupa no BTS/Bralog, neste início de 2023, 45 mil m².
O consórcio BTS/Bralog ainda disponibilizará para a gigante do setor de moda mais 40 mil m², conforme sua solicitação, podendo a Arezzo chegar a uma área cerca de 350% maior do que a atual. Com isso, a distribuição de praticamente todas as marcas do grupo deve continuar sendo feita a partir do ES.
Condomínio Imigrantes
Na rodovia ES 080, próximo de Cariacica Sede, o destaque é o condomínio logístico Imigrantes. O empreendimento terá, em sua primeira fase, 200 mil m2 de área de armazenagem. A área total do terreno é de 1,2 milhão de m2.
Também formado por armazéns Triple A, o Imigrantes conta com o sistema cross docking, estrutura de cruzamento de docas na infraestrutura dos CDs, que otimiza a distribuição de mercadorias de forma que as cargas sejam separadas e enviadas em até 24 horas. O armazenamento é reduzido e, consequentemente, o tempo de espera do cliente também.
Vale lembrar que, dentro do mercado de armazéns logísticos, a taxa de vacância na Grande Vitória está em apenas 2%, o que revela um mercado bastante aquecido. O Espírito Santo conta com localização privilegiada, no litoral do Sudeste, bem como com uma infraestrutura de portos, estradas e ferrovias. Isso permite que os centros de distribuição aqui localizados agilizem o processo logístico, auxiliando na redução de custos e na rapidez da entrega.
Além disso, o Estado apresenta incentivos fiscais que contribuem para a redução de custos das operações logísticas, principalmente depois da prorrogação, por até 15 anos, das isenções, incentivos e benefícios da Lei Complementar 186/21.
CLGV
Com a intermediação da TX Negócios, o grupo mineiro DMA, dono do EPA Supermercado, do Mineirão Atacado e do OK Supermercados, instalou-se no Centro Logístico Grande Vitória (CLGV), um dos maiores condomínios logísticos do Estado, localizado em Viana.
O gigante do setor de atacado e varejo ampliou suas operações de distribuição no Espírito Santo, ocupando uma área de 11,5 mil m2.
O CLGV possui disputados 850 mil m², instalados junto à BR 262 e com naves moduladas que podem se tornar mini-condomínios dentro do condomínio. Por outro lado, o espaço também se adequa às mais modernas normas ambientais, pois é atualmente o único com 30% de reserva florestal e mais de 30% de áreas preservadas em sua área.
A preocupação ambiental, aliás, é uma questão-chave para 2023, como mostramos recentemente aqui. Hoje, grandes players e seus acionistas mantêm um olhar constante sobre a redução de impactos negativos no meio ambiente, a responsabilidade social e a implementação de processos administrativos éticos e transparentes previstos no ESG.
Aluguel de facilities
Na TX, temos as principais empilhadeiras elétricas do mercado e locação com melhor custo benefício para o cliente, com equipe técnica especializada. Temos também plataformas elevatórias e geradores elétricos que atendem às exigências das principais certificações internacionais.
Em 2023, uma das novidades é a renovação da frota com mais de 50% das empilhadeiras com bateria a Lítio, mais sustentável ambientalmente, mais econômica e muito mais segura para o trabalhador e para as operações.
Clique aqui para saber mais.
A TX Negócios
A tendência a práticas sustentáveis é prioridade na forma como a TX faz negócios. Somos hoje uma das maiores empresas de intermediação no segmento logístico no Espírito Santo, com mapeamento de áreas estratégicas em quase todos os 78 municípios capixabas e conexões com os maiores projetos de condomínios industriais da região metropolitana.
Nossa missão é catalisar o desenvolvimento local e apoiar a cadeia logística capixaba, conectando demandas do mercado nacional e internacional e orientando ofertas adequadas e competitivas, alinhadas com conceitos modernos que atendam bem às estratégias ESG.
Além de um alto conhecimento sobre o negócio e sobre o mercado do Espírito Santo, o que nos confere capacidade de auxiliar de forma assertiva a tomada de decisões estratégicas dos clientes, buscamos soluções ágeis para gargalos nas operações.
Atualmente, a área de armazéns e espaços logísticos administrada pela TX ultrapassa 6 milhões de m² em terrenos e 800 mil m² de armazéns.