Crescimento logístico, desafio do ES

Um setor de logística pujante tem chamado a atenção da imprensa local no Espírito Santo. No último domingo (11/12), foi a vez do jornal A Tribuna estampar a geração de empregos estimada pela chegada de novos investimentos na área de distribuição (veja reportagem aqui). A macrorregião que compreende a Grande Vitória é o centro das atenções. As 14 empresas citadas pela reportagem, a maioria clientes da TX Negócios, estão geograficamente próximas e instaladas ou em instalação no eixo logístico que une, especialmente, Viana, Cariacica e Serra.

Clique aqui e navegue pelas áreas com os maiores projetos logísticos do ES

Apesar desta predileção pela proximidade com a capital, a condição do Espírito Santo como um todo tem sido extremamente sedutora para o segmento, que está em pleno ajuste de operações para atender às mudanças de comportamento do consumidor e da vertiginosa expansão do mercado de e-commerce. 

Recentemente, o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta, em seu perfil do Linkedin, compartilhou números do mercado que reforçam esse arrancada dada no ES e a sua potencialidade. 

Contudo, o que esses ótimos números mostram é que, de fato, estamos diante de um desafio tão grande quanto é promissor o cenário. Questões urgentes que vão desde ampliação de vias à expansão da malha viária, passando por aspectos em voga como o fortalecimento dos modais aéreo e portuário têm que avançar, mas entraves burocráticos graves também precisam ser colocados à mesa e debatidos com seriedade e foco por autoridades políticas e por órgãos licenciadores, junto a investidores e empresariado. 

Lisura e eficácia, segurança jurídica, normas claras que não mudam da noite para o dia desequilibram o jogo no mercado e, neste ponto, honestamente, há passos largos do setor público capixaba a serem dados.  

Do lado do empresariado, há vontade, disposição e disponibilidade para uma agenda positiva. No que compete ao setor privado capixaba, para além dos 3 mil empregos estimados na matéria do jornal, e que fazem necessários investimentos em formação de mão de obra qualificada, vão surgir muitas boas e novas oportunidades de negócios na cadeia de fornecedores locais, especialmente aos que estiverem estruturados e corretamente regulamentados. 

A temperatura de negócios será tão quente que a TX já está organizando um sistema de cadastro de fornecedores para atendimento das demandas de seus parceiros, de forma a auxiliar nos processos de BID, cotações e demais concorrências, fortalecendo também o networking entre as empresas. 

DESTAQUES

Dois grandes condomínios padrão AAA, com estruturas modernas e alinhados aos aspectos construtivos de sustentabilidade exigidos por grandes players, vão nascer em 2023 em Cariacica: Imigrantes e Areia Branca, que somam mais de 370 mil m2 de ABL.

Carone e Perfilados Rio Doce também estão em uma zona logística privilegiada. Ambos construindo armazéns próprios.

Na Log CP (Log Vianna), o primeiro condomínio, já em operação, não tem mais disponibilidade e o segundo, Log 2, com 60 mil m2, está com 70% de ocupação. Uma terceira área está sendo mapeada pela TX, mas ainda não foi definido local, investimento ou metragem a ser instalada. 

Um comentário em “Crescimento logístico, desafio do ES

O Futuro da Logística no ES!!! Espetacular!!!

Marcos Ojjone

13 de dezembro de 2022 at 11:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *