A importância do uso do Sistema EDI e o impacto nos armazéns

Investir em soluções que otimizem processos e oportunizem mais rapidez e controle é um diferencial para as empresas e a TX Negócios aplica a tecnologia com um diferencial e, é adepta ao sistema EDI.

Mas o que é EDI?

EDI significa “Electronic Data Interchange” (Intercâmbio Eletrônico de Dados). É a comunicação entre empresas de documentos de negócios em um formato padrão, eletrônico padrão que substitui os documentos com base em papel, como ordens de compra ou faturas.
O objetivo é concentras em um só lugar todos os dados que se relacionem com o processo logístico. Ao automatizar transações com base em papel, as organizações podem economizar tempo e eliminar erros dispendiosos causados pelo processamento manual.

Como essa economia acontece?

As informações se movimentam em um aplicativo de computador. Os padrões EDI definem a localização e a ordem de informações em um formato de documento, e os dados podem ser compartilhados rapidamente em vez de ao longo de horas, dias ou semanas que são necessários quando documentos de papel ou outros métodos são usados, tudo graças à automação.

Quais são as vantagens para os parceiros envolvidos na logística?

Nesses processos é possível ter acesso a esses dados onde estiverem, de modo que a comunicação seja favorecida. Como o sistema se atualiza de forma automática, sem intervenção humana utilizando a Automação os processos passam a ser mais ágeis. Como tudo está centralizado em um único local as variantes que podem causar confusões são menores e isso gera um Aumento da produtividade e consequentemente uma melhora na qualidade dos serviços e na Comunicação de todos os envolvidos na cadeia produtiva. Ganha todo sistema logístico e o cliente.

Como o sistema impacta no processo de armazenagem?
Impacta na segurança porque o sistema EDI otimizar a execução de todas as atividades desenvolvidas desde a saída das mercadorias do armazém até a sua chegada ao destino final.
As empresas enviam o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) pelo sistema de gestão das transportadoras, agilizando a liberação dessa documentação.

O que pode ser compartilhado pelo EDI?

Na área de logística e transporte a EDI proporciona mais agilidade para circulação de alguns documentos como:
• notas fiscais;
• conhecimentos eletrônicos;
• comprovantes de entrega;
• ocorrências de transporte;
• dados sobre a sua fatura.

Que impactos o sistema EDI oferece em Transportes e Logística?

O uso do sistema simplifica o processo de troca de informação. Entre os muitos exemplos de como utilizar o sistema estão: envio de arquivo de pedido eletrônico de compra, transmissão de notas fiscais entre o embarcador e a transportadora, envio de ocorrências referentes às coletas e entregas, envio de pré-fatura de transporte – que são os valores de transações que já foram liberados para faturamento, transmissão de cobranças e boletos que antes eram enviados manualmente, solicitação de pedido de separação de cargas em armazéns.
Estes são apenas alguns exemplos dos benefícios do uso do sistema.

Que benefícios o sistema EDI oferece?

O sistema oferta ganhos de tempo e recursos, além de auxiliar a rotina operacional de armazéns de carga quando o proprietário de uma carga solicita a separação do seu pedido, por exemplo.

Para o Embarcador podemos elencar as seguintes vantagens:

• Facilita e agiliza a auditoria de fretes, pois elimina a necessidade de se realizar manualmente o processo de lançamento de dados das faturas recebidas
• Elimina erros e aumenta a agilidade nas operações para diminuir o tempo de conferências dos valores de frete que constam nas faturas;
• Melhora a capacidade de comunicação para manter um bom nível de qualidade nos serviços, por meio da troca de informações entre os sistemas computacionais existentes na rede de parceiros;
• Reduz custos, já que utiliza a troca eletrônica de dados e informações relevantes que transitam na rede e passam a ser aproveitadas pelos sistemas envolvidos, evitando a obrigação de se fazer o serviço manualmente que, além de caro, demora bastante e está sujeito a erros.

No passado o processo manual causava problemas que poderiam comprometer toda a operação com essas alternativas esses erros diminuem e o comprador pode acompanhar todo o processo de transporte da sua compra.

Sem dúvidas o desenvolvimento de tecnologias como estas capazes de digitalizar a comunicação entre as partes envolvidas no transporte de mercadorias é a melhor maneira de garantir a acuracidade na hora de emitir documentos fiscais, relatórios de acompanhamento de embarque e desembarque de produtos, além de diversos outros arquivos necessários ao bom funcionamento de gestão de logística.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.