Black Friday e Natal reforçam papel de polos logísticos avançados
Além da pandemia, que estimulou significativamente as vendas pela internet, há um fator estratégico decisivo por trás do aquecimento do varejo eletrônico no Brasil: a criação de polos logísticos avançados que contribuem para que milhares de consumidores recebam suas compras on-line com segurança, eficiência e rapidez.
As expectativas estão voltadas especialmente para a Black Friday e o Natal, duas das principais datas do varejo brasileiro no ano.
Em uma rápida análise de dados recentes, fica fácil entender porque, neste cenário, saem na frente as marcas que têm a operação mais ágil de distribuição e o processo mais eficiente de pós-venda, com pólos logísticos avançados em pleno funcionamento.
Alguns deles:
- Seis em cada dez brasileiros planejam comprar na Black Friday pela internet, de acordo com recente levantamento publicado pela Revista Exame. Além disso, 64% dos entrevistados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) pretendem antecipar as compras de Natal para aproveitar a Black Friday.
- O volume das compras on-line no Brasil deve ultrapassar os R$ 900 bilhões até 2023. Ao mesmo tempo, enquanto o crescimento global das chega a 16%, as vendas de lojas físicas devem cair 10%.
- A taxa de abandono de carrinho é de 82%, principalmente por causa do alto custo do frete e de prazos de entrega muito longos. Ou seja: a cada 100 pessoas que chegam a colocar produtos no carrinho em uma loja online, apenas 18 realmente efetivam a compra. No mundo, isso significa uma perda de US$ 4 trilhões.
- Para 49% dos consumidores on-line, o prazo de entrega é um item mais importante do que o preço, de acordo com pesquisa da Quick Commerce.
- Conforme a mesma fonte, para 56%, o nível de satisfação com uma loja é muito influenciado pela entrega.
Investimentos e operações
Não é à toa que gigantes como Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza já começaram a montar seus próprios centros logísticos de distribuição em busca de mais velocidade e otimização das entregas.
Não é à toa também que grandes players da indústria brasileira têm escolhido o Espírito Santo como base para operações de distribuição. A Arezzo&CO, por exemplo, vai operar, a partir de janeiro de 2023, no Centro de Distribuição (CD) construído pelo consórcio BTS/Bralog na Rodovia do Contorno, em Cariacica, na Grande Vitória.
Todo o processo está sendo assessorado pela TX, que alia grandes conhecimentos sobre o negócio com informações estratégicas sobre o mercado capixaba, o que resulta na capacidade de auxiliar de forma assertiva as decisões dos clientes.
Competitividade e sustentabilidade
A localização geográfica e as vantagens competitivas do Espírito Santo conferem oportunidades logísticas extras. “O Estado tem todos os atributos de competitividade e acessibilidade necessários, bem como armazéns planejados e modernos”, avalia o CEO da TX Negócios, Sandro Marcio Viturini.
Viturini lembra que há um crescente interesse em empreendimentos imobiliários logísticos Triple A, que sejam próximos à Grande Vitória e tenham armazéns padrão AAA, com arquitetura moderna e uso de tecnologias de eficiência energética, por exemplo.
Este tipo de empreendimento favorece formas de armazenagem, distribuição e transporte sustentáveis, que atendem às demandas cada vez maiores de empresas pelas práticas e princípios do ESG, conforme mostramos em recente artigo aqui no blog
Futuro
As perspectivas são animadoras. Mais da metade dos Centros de Distribuição construídos no Brasil em 2022 foram locados antes mesmo de serem concluídos.
Além disso, de acordo com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o Brasil deve receber R$ 124,3 bilhões em investimento privado nas áreas de transporte e logística até 2026.
A TX
A TX Negócios possui mapeamento de áreas estratégicas em quase todos os 78 municípios capixabas e está conectada aos maiores projetos de condomínios industriais da região metropolitana.
Atua para catalisar o desenvolvimento local sustentável e apoiar a cadeia logística do Espírito Santo, conectando demandas do mercado nacional e internacional e orientando ofertas competitivas e alinhadas com conceitos ESG.
Entre em contato conosco para saber mais.