Logística de A a Z: glossário com conceitos e termos do setor

Confira palavras e expressões que fazem parte da rotina operacional de quem atua no segmento

Um mercado cheio de oportunidades, mas também repleto de desafios, tendências e necessidade constante de interação. Dinâmico, o setor logístico, suas complexidades e especificidades estão entrelaçados  a conceitos e procedimentos que determinam o fluxo das atividades e operações. Neste conteúdo, listamos em um dicionário necessário alguns dos termos que fazem parte da rotina do segmento. De  A a Z, um glossário que envolve os diversos atores dessa extensa cadeia. Confira.  

A  / Armazém (warehouse). Área reservada para o armazenamento de matérias-primas, produtos em produção e aqueles que já foram finalizados e aguardam a próxima etapa da cadeia de suprimentos. Ou seja, a carga permanece nesse espaço por tempo limitado. São plataformas de escoamento. Essenciais para a regulação do fluxo de mercadorias.

     / ABL. Área Bruta Locável. Dentro do terreno é a área total construída, soma, por exemplo, o mezanino. 

B / BI. Sigla de Business Intelligence (inteligência de negócios). Consiste em um conjunto de  esforços incluindo coleta, pesquisa, análise, compartilhamento e monitoramento de informações e dados. O procedimento ampara as decisões estratégicas dentro da empresa. 

C / Centro de Distribuição (CD). São armazéns posicionados em regiões estratégicas, registrando grande volume de estoque, a fim de atender às demandas. A carga é recebida de maneira consolidada, armazenada e, em seguida, fracionada.

/ Cross-docking (ou cross-docking). É um método de distribuição em que a mercadoria não é estocada. Quando chega ao armazém logístico, o carregamento e distribuição para a entrega ao cliente são feitos em poucas horas.

 D / Distribuição. É a parte da logística responsável pelo transporte de cargas de maneira capilarizada, com destino a cada consumidor ou ponto de venda.

 E / ESG. A sigla para ambiental, social e governança cada vez mais se conecta à área logística, por abarcar conceitos importantes de sustentabilidade.  No setor em especial, o ESG envolve investir em formas de armazenagem, distribuição e transporte sustentáveis, em uma gestão de pessoas responsável e em diálogos constantes com as comunidades envolvidas nas operações de um negócio.

F / Free On Board ou Preço sem Frete Incluso (posto a bordo). Cláusula contratual a qual estabelece que o frete não está inserido no custo da mercadoria. 

G / Global Sourcing. Trata-se de uma visão mais abrangente da cadeia de suprimentos. A prática consiste em buscar no mercado global bens e serviços. O fornecimento entre as economias geralmente tem por fim explorar as eficiências globais na entrega de um produto ou serviço.

H / Holding. São conglomerados de empresas que operam em países ou regiões. Tais grupos selecionam projetos que tenham capacidade de expansão internacional. Oferecem capital, consultoria e infraestrutura. O plano é consolidar relações de longo prazo.

I / Inbound Logistics. Entrada de matéria-prima e componentes de fornecedores para os processos de produção e locais de armazenagem. Está relacionado a controle de fluxo de materiais da janela de abastecimento da cadeia de suprimentos. A prática abarca estratégias de locomoção, recebimento e descarga de produtos e matéria-prima.

 J / Just in Time. Conceito que preconiza o atendimento ao cliente interno ou externo no exato instante de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção. Desse modo, elimina-se a manutenção de maiores estoques.

K / Kaizen. Termo japonês que significa “melhoria contínua”. No contexto da logística, seu propósito é resultar em uma empresa mais produtiva, com mais eficiência econômica nas suas operações. Parte da ideia de que todo processo pode ser aperfeiçoado. Usa como estímulo a atuação em conjunto dos colaboradores para acertar falhas, evitar desperdícios e obter desempenhos mais satisfatórios.

 L / Logística reversa. É o conjunto de ações que aborda processos de descarte, reúso e reciclagem dos resíduos e produtos durante o processo logístico. Sua finalidade é recolher e encaminhar produtos, embalagens ou resíduos devolvidos, com fins ao reaproveitamento, evitando até mesmo custos futuros com matéria-prima. Leia mais sobre esse conceito neste conteúdo que preparamos.

M / Malha logística. Conjunto de recursos físicos (plantas fabris, centros de distribuição, entrepostos, terminais, pontos de vendas, etc.), de fornecedores e de clientes conectados por intermédio de modais diversos (rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo, duto viário). Não se restringe, portanto, à rota de caminhões de entrega. Envolve toda a cadeia:  produção, estocagem, centros de distribuição e os demais players da supply chain.

N / Net Weight. Peso líquido da mercadoria/carga. É o peso da mercadoria sem tipo de embalagem.

 O / OTM. Operador de Transporte Multimodal. Empresa habilitada e licenciada a executar o transporte em vários modais com um único documento de transporte. 

P / Paletização. Procedimento que unitiza determinada carga sobre um pallet, garantindo o arranjo e o agrupamento de materiais, o manuseio, estocagem, movimentação e transporte como carga unitizada. 

Q / Quick commerce. Comércio eletrônico rápido. Preconiza o recebimento da mercadoria comprada no ambiente on-line do menor prazo possível. É tendência para o varejo brasileiro em 2023.

R / Rush order – Pedido urgente. Demanda que, por qualquer razão, deve ser processada com um Lead Time inferior ao usual.

S /  Sistema EDI. “Electronic Data Interchange” (Intercâmbio Eletrônico de Dados). É a comunicação entre empresas de documentos de negócios em um formato padrão, eletrônico padrão que substitui os documentos com base em papel, como ordens de compra ou faturas. Tem por finalidade unificar em um lugar todos os dados referentes ao processo logístico.

T / Tempo de transporte. Transit time. É o período gasto entre a data de entrega do material, ao transportador, até a chegada para quem o requisitou (destino). É praxe estabelecer um tempo-padrão para determinada operação.

U / Unimov. Unidade de Movimentação. Conceito de unitização de cargas em embalagens que serão movimentadas como se fossem uma única unidade.

V / Valorização do estoque (inventory valuation). Abordagem contábil atribuída ao valor do estoque com o propósito de determinar o custo dos produtos vendidos.

W / WMS Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. São softwares utilizados para a gestão das áreas de armazenagem.

X / XML  Extensible Markup Language, protocolo de comunicação. É uma linguagem de marcação que define um conjunto de regras para codificação de documentos. Com o formato XML, a emissão da Nota Fiscal eletrônica torna-se mais ágil.

Z / Zona franca. Área delimitada em um país que é beneficiada por incentivos fiscais e tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. Tem por fim promover o desenvolvimento industrial de uma região. Exemplo: zonas francas em Marselha (França), Hamburgo (Alemanha), Hong Kong (China), Copenhague (Dinamarca) e Manaus (Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *